Tecnologia
Tecnologias Próprias
Ao longo dos anos, a MISQUE vem desenvolvendo tecnologias próprias e incorporando novas tecnologias desenvolvidas por empresas parceiras, o que permite ter sempre a melhor solução do ponto de vista técnico-comercial, para qualquer desafio no tratamento e reuso de águas e esgotos.
Dispomos das seguintes tecnologias:
DAF-C-MISQUE: A tecnologia do DAF-C consiste em um sistema combinado de oxidação química avançada e físico químico, podendo ser utilizada para tratamento e reuso de águas e esgotos. Nesta tecnologia podem ser removidos contaminantes de maneira combinada ou isolada, o que garante o tratamento de águas e esgotos de maneira mais inteligente, com excelentes CAPEX e OPEX.
O DAF-C é um reator tubular preenchido com barras de metal e cerâmica. Um revestimento cerâmico especial é realizado nas barras de metal através de nanotecnologia. Esta nova tecnologia permite ao DAF-C promover as seguintes reações:
- oxidação química da matéria orgânica pela ação energética do gás cloro e do gás oxigênio gerados no reator;
- oxidação do nitrogênio amoniacal, via gás cloro;
- remoção do nitrogênio orgânico, pelo processo de coagulação e flotação das proteínas e compostos orgânicos nitrogenados presentes nos esgotos;
- sanitização dos esgotos pela remoção da matéria orgânica e pela oxidação proveniente dos gases dissolvidos pelo DAF-C;
- quebra de emulsão por desestabilização de cargas elétricas;
- aglutinação de insolúveis por coagulação pela ação eletropositiva e eletronegativa das placas cerâmicas;
- adição de íons ferro, quando necessária a remoção de fósforo, arsênio, cromo hexavalente e outros contaminantes inorgânicos;
- adição de íons alumínio, na necessidade de clarificação superior e, na remoção de sílica, dureza temporária ou permanente, entre outros contaminantes orgânicos e inorgânicos;
- insolubilização da matéria orgânica pela reação da mesma com o hidrogênio;
- polimerização dos radicais livres formados pelo processo parcial de oxidação química;
- remoção de fósforo, por adsorção aos flocos gerados pelos polímeros das reações anteriores;
- as fortes reações eletroquímicas que ocorrem no interior do DAF-C também promovem a coalescência de óleos e graxas suspensos nos esgotos;
- sanitização e desinfecção dos esgotos;
- remoção de contaminantes orgânicos e inorgânicos no tratamento de águas.
MMS-MISQUE: As Membranas Micro Seletivas MISQUE, foram desenvolvidas ao longo dos anos e se diferenciam das demais membranas e sistemas de filtração do mercado devido a:
- retrolavagem automática, que ocorre de maneira concomitante com a operação;
- ativação elétrica, de forma que as partículas sejam retidas por barreira física e por diferencial de cargas elétricas entre as membranas e as partículas, bactérias e vírus presentes nas águas e esgotos.
A ativação das membranas é realizada por nanotecnologia, que garante elevada duração das mesmas. AS MMS-MISQUE são produzidas no Brasil pela MISQUE.
INCZ-MISQUE: Ao longo dos anos, a MISQUE em conjunto com parceiros técnicos, desenvolveu e chegou no estado da arte da geração de micro bolhas e incorporação de ozônio. Este sistema promove eficiência superior a 96% de incorporação de ozônio. O ozônio, além de forte oxidante é um ótimo agente desinfetante e, pode ser utilizado na remoção de muitos contaminantes, na oxidação de metais pesados e tóxicos, tais como o arsênio, entre outros.
Ultrafiltração e Nanofiltração: A MISQUE industrializa e comercializa unidades de ultrafiltração e nanofiltração de elevada eficiência técnica e operacional, com membranas certificadas e de fornecedores de renome.
Através da parceria técnica com nossos fornecedores e de Pesquisa e Desenvolvimento internos, foi possível desenvolver automação mais inteligente, que eleva a vida útil das membranas, com pouquíssimas ações dependendo de operadores.
Osmose Reversa de Baixo Rejeito e Elevada Taxa de Recuperação: Com parceiros estratégicos, a MISQUE industrializa e comercializa unidades de osmose reversa com baixo rejeito. Este processo, também com baixo custo operacional, utiliza inteligência artificial e novo conceito de projeto, permitindo chegar de 92 a 98% de recuperação, com baixo CAPEX e OPEX.
MBR, MBBR e MABR: A MISQUE dispõe através de parcerias técnicas, unidades de tratamento e reuso de esgotos. Estas unidades podem ser industrializadas pela MISQUE sob encomenda.
Tecnologias + Inteligentes
As unidades MISQUE são equipadas com sistema de automação controlado via PLC, possibilitando monitoramento contínuo das variáveis de controle do processo e dos componentes elétricos (disjuntores, inversores, etc) garantindo segurança inteligente das máquinas (bombas, válvulas, etc) e pessoas, assim como eficiência energética (mantendo a unidade em modo stand-by assim que os reservatórios estiverem completamente cheios ou quando não houver necessidade de mantê-los operando).
O painel também é equipado com uma interface gráfica (IHM) capaz de exibir um panorama geral de todos os equipamentos ligados ao processo, possibilitando ao operador, visualizar o status da unidade, falhas, manutenções, etc.